Reinventar o ritual
31 de Agosto de 2007Meus amigos, o verão está no fim e com ele o bom tempo e o regresso ao trabalho.
É nesta altura do ano que as empresas preparam os seus orçamentos para o ano seguinte. É sobre isso que vos escrevo este mês.
Meus amigos, o verão está no fim e com ele o bom tempo e o regresso ao trabalho.
É nesta altura do ano que as empresas preparam os seus orçamentos para o ano seguinte. É sobre isso que vos escrevo este mês.
No seguimento da estratégia de investimentos previstos para o ano de 2007, EAD ampliou recentemente as instalações da delegação Norte, com a aquisição de um novo armazém (Depósito 10), com aproximadamente 1 000 m2.

A Direcção-Geral de Arquivos (DGARQ) disponibilizou, recentemente, a 2ª versão da Tabela de Selecção das funções-meio, ou funções de suporte ao regular funcionamento dos serviços.

A nova Direcção-Geral de Arquivos [DRARQ], criada no quadro das orientações definidas pelo Programa de Reestruturação da Administração [PRACE], extingue por fusão o Centro Português de Fotografia [CPF] e o Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo. A DGARQ assume assim efectivamente a tutela do CPF [Decreto-Lei 93/2007 de 29 de Março e Portaria 372/2007 de 30 de Março].

De 7 e 8 de Setembro de 2007, Lisboa, Pavilhão Atlântico, irá decorrer o Seminário “Conhecer e preservar: para uma nova dimensão da cultura europeia no panorama digital” . O evento decorre no contexto da Presidência Portuguesa da União Europeia de 2007 e focará os temas mais importantes, actualmente em discussão na Europa, em matéria de digitalização e preservação digital. A necessidade de harmonização, cooperação e coordenação entre os diferentes tipos de intervenientes, instituições e Estados-Membros, será especialmente enfatizada.

A 45ª edição da Festa das Vindimas irá ser inaugurada pela Rainha das Vindimas e começa sempre na Quinta-Feira anterior ao primeiro Domingo de Setembro. Ora, se há uma Rainha, também deveráhaver um rei… O Rei, nestas festas, é o Vinho, dado que a sua produção é um dos principais modos de vida e de subsistência do concelho de Palmela!

No decurso do mês de Setembro, a Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas promove um conjunto de acções de formação na área da Arquivística, da Gestão da Informação e das Novas Tecnologias associadas à Gestão de Informação. Pode fazer o download do calendário de formação aqui.

A técnica da xilogravura é extremamente antiga e de origens desconhecidas. Já pode ser visto indícios de sua utilização na Ásia, no século I, porém, a primeira documentação precisa de sua utilização é-nos dada pelo livro “Diamond Sutra”, impresso na China no ano de 868. Parece só ter chegado ao ocidente no final do século XIV. A sua técnica consiste em realizar impressão a partir de pedaços de madeira com desenhos em relevo.
Como apreciador de futebol que sou, todos os finais de época fico surpreendido com a destruição de boas equipas, ou porque os melhores saem para equipas de topo ou porque se vão buscar reforços. Aí reside a questão, então de uma equipa ganha o campeonato precisa necessariamente de mais reforços? Então os que lá estão de repente já não são bons? Não me argumentem com o facto de também os outros se reforçarem. Todos sabemos a verdadeiras razões destas mudanças, os empresários de futebol.
(more…)