Arquivo de Setembro de 2007

David & Golias

28 de Setembro de 2007



Caros amigos, acreditem, já antes do milagre de Fátima e da aparição na Estrela, tinha pensado em escrever uma palavras sobre David e Golias. Estou naturalmente a falar da derrota do FC Porto em Fátima e da mão de Deus no Campo do Estrela da Amadora.


A Bíblia, como livro histórico que também é, relata-nos a vida de muitos homens e mulheres que pela sua conduta concordante com os princípios de Deus, embora sujeitos a desvios, como humanos que eram, poderiam ser chamados de heróis. Pela grande fé que demonstraram em situações adversas e quando a solução mais fácil era baixar os braços e desfalecer, estes nossos heróis olhavam para cima e continuavam a sua obra, obedecendo aos preceitos divinos. Naquela altura israelitas e filisteus não se entendiam e estes quiseram guerrear com Israel. Quando chegou o dia da batalha, David demonstrou bastante coragem e alguma ambição, pois havia uma recompensa para quem ferisse Golias, guerreiro filisteu, que com a sua descomunal altura e força não era presa fácil até para o mais forte dos israelitas, quanto mais para um moço franzino como era David. Tentaram demovê-lo, dizendo-lhe que não conseguiria jamais vencer Golias; mas ele foi, não usando armas pesadas e ditas de combate mas munido apenas de uma funda e algumas pedras. Golias desprezou-o, no entanto, uma pedra certeira garantiu a queda do gigante.

A vitória foi certa, pois os filisteus fugiram aterrorizados com o que tinham visto.

(more…)

EAD presente na 3ª edição do Congresso de Gestão Documental, Workflow, Arquivo Digital, Gestão de Conteúdos, Facturação Electrónica.

28 de Setembro de 2007



O desenvolvimento do negócio das empresas está cada vez mais dependente das soluções inovadoras que coloca ao dispor dos seus empregados, permitindo assim, obter melhores desempenhos e ganhos de produtividade e também a possibilidade de estes prestarem um bom serviço aos clientes. O serviço poderá ser melhorado não só em termos de qualidade, mas também nos tempos de resposta mais rápidos, dado que a articulação entre departamentos permite uma circulação mais rápida da informação.

A quantidade elevada dos documentos, que por vezes origina a sua duplicação e perdas de tempo, faz com as empresas procurem soluções eficazes para o tratamento destes documentos, nomeadamente para resolver os grandes volumes de papel de alguns departamentos.


(more…)

Paulo Veiga participa no 5º Congresso Nacional da Administração Pública - Modernização, Desenvolvimento e competitividade - INA

28 de Setembro de 2007



O Congresso Nacional da Administração Pública é um fórum de informação e debate sobre o “serviço público”. Em edições anteriores foram apresentadas e debatidas estratégias, políticas, modelos, projectos, serviços, produtos e boas práticas.
O 5º congresso irárealizar-se nos dias 29 e 30 de Outubro, no Centro de Congressos da AIP, na Junqueira, Alcântara, Lisboa. Os destinatários principais são os dirigentes e os quadros superiores da administração pública, aqueles a quem cabe a maior quota de responsabilidade na concretização das mudanças, mas são também os representantes dos diversos sectores da sociedade que interagem com os serviços públicos.


(more…)

Conclusões do 9º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas

28 de Setembro de 2007



Como foi do v/ conhecimento, realizou-se nos dias 28 a 30 de Março de 2007 o 9ºCongresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, subordinado ao tema Bibliotecas e Arquivos Informação para a Cidadania, o Desenvolvimento e a Inovação, em Ponta Delgada Açores.
Em anexo, apresentamos as conclusões do Congresso segundo os quatro grandes temas debatidos.

Macro-Estrutura funcional para a administração pública

28 de Setembro de 2007



No dia 26 de Outubro, das 9:30 às 13h, na Direcção-Geral de Arquivos, irá proceder-se à divulgação da macro-estrutura funcional para a Administração Pública. Esta apresentação é dirigida a todos os responsáveis por funções de arquivo do sector público e tem como objectivo divulgar a macro-estrutura de funções comuns e estabelecer as bases de uma rede de conhecimentos que facilite o desenvolvimento de um projecto de criação de uma macro-estrutura funcional para a AP.

(more…)

Welcome to PeopleProfitPlanet

28 de Setembro de 2007

Em visita ao site http://www.ppp-online.co.uk/, descobrimos uma entidade inovadora que se preocupa com o comportamento ambiental de todos nós no local de trabalho. Pretende-se elucidar os colaboradores para que estes tenham ideias verdese, consequentemente, mudem o seu comportamento ambiental.
Aqui ficam algumas sugestões a praticar por todos nós…

Formação Outubro

28 de Setembro de 2007

Sabe como preencher o Livro de Reclamações?

28 de Setembro de 2007

O livro de reclamações constitui uma forma de exercício de cidadania por parte do cidadão, consumidor de bens ou serviços de natureza pública (estatal ou privada). As entidades, obrigadas a possuir o livro de reclamações, não podem recusar a sua entrega a quem o solicitar.
O fornecedor de bens ou prestador de serviços é obrigado a:

a) Possuir o livro de reclamações nos estabelecimentos a que respeita a actividade;
b) Facultar imediata e gratuitamente ao utente o livro de reclamações sempre que por este tal lhe seja solicitado;
c) Afixar no seu estabelecimento, em local bem visível e com caracteres facilmente legíveis pelo utente, um letreiro com a seguinte informação:
«Este estabelecimento dispõe de livro de reclamações».

(more…)