A EAD A histria da empresa
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A EAD - Empresa de Arquivo de Documentação, SA, enquanto Companhia especificamente vocacionada para a gestão da função Arquivo, foi pioneira no tecido empresarial português.

 

Na qualidade de estudante universitário do ISE, Paulo Veiga, viu o seu estágio académico patrocinado pela AIESEC, em Espanha (1991), numa empresa de alumínios (INESPAL), que recorria ao outsourcing para a gestão do seu arquivo.

 

Este facto chamou particularmente a atenção de Paulo Veiga, que vislumbrou de imediato uma oportunidade de negócio para Portugal. Após ter finalizado o seu curso, Paulo Veiga apresentou o projeto ao CPIN - Centro Promotor de Inovação e Negócios, o BIC - Bussiness Inovation Center de Lisboa, que desde logo o aprovou. Foi assim que, em Maio de 1993 fundou a EAD em conjunto com dois colegas de curso.

 

A Companhia instalou-se no Barreiro, no Parque Industrial da Quimiparque, numas instalações que garantiam condições de segurança e de confidencialidade para se efetuar a Custódia e Gestão de Arquivo dos seus Clientes. Em dezembro de 1997, fruto da expansão do negócio e da própria necessidade de melhorar as suas condições de funcionalidade, a EAD mudou-se para Palmela, junto dos principais eixos de comunicação terrestres com a área metropolitana de Lisboa, para instalações próprias, concebidas e construídas de raiz para a guarda da documentação com as melhores condições de segurança e de confidencialidade.

 

Em dezembro de 1999 a Companhia constituiu mais um marco no seu historial de crescimento, abrindo uma Delegação em Vila do Conde, mais concretamente na Zona Industrial da Varziela. Com a constituição desta unidade, a EAD alargou o âmbito logístico da sua atividade a todo o País continental. As necessidades do mercado em matéria de Arquivo e de Gestão Documental foram evoluindo e conduziram à criação da Divisão de Arquivos Óticos em fevereiro de 2001, estrutura especificamente orientada para a digitalização em massa de documentos em formato papel.

 

O alargamento contínuo de competências e o crescimento do número de clientes passou, entretanto, a exigir maior capacidade de resposta e melhor Qualidade no atendimento por parte da EAD aos seus Clientes. O Contact Center veio, em abril de 2002, revolucionar a filosofia de atendimento ao Cliente, apostando-se na personalização da receção e do desenvolvimento de solicitações.

 

No ano de 2003 a EAD lança-se nos caminhos da Certificação dos seus processos de suporte aos Serviços prestados, com a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade EAD, de acordo com os requisitos da norma ISO 9001:2008: Sistemas de Gestão da Qualidade.

 

Em 2004 a EAD credenciou-se junto da Prism International - Professional Records & Information Services Management.

 

Em 2005, o Grupo CTT integrou o corpo accionista da Companhia ao adquirir 51% do seu capital social. Para os clientes, os principais benefícios virão da criação de sinergias com outras empresas do Grupo CTT: a Multicert (certificação digital de documentos), a Mailtec (impressão e envelopagem), a DSTS (gestão eletrónica de documentos) e a CTT Expresso (entrega e recolha).

 

Para o mundo da gestão documental os CTT trouxeram o seu enorme capital de confiança, uma vantagem competitiva no vasto mercado das comunicações, em que esta organização postal pretende cada vez mais afirmar-se.

 

No seguimento da estratégia de desenvolvimento da Companhia a EAD expandiu a sua atividade, em 2007 para o arquipélago dos Açores e em 2009 para o arquipélago da Madeira. Ambos os investimentos devem-se ao facto de a Companhia pretender fechar o ciclo de prestação de serviços em Portugal continental e ilhas. As instalações estão equipadas com os mais adequados sistemas de segurança, bem como com todo o equipamento próprio para o desempenho desta área de negócio.

 

Em janeiro de 2010 motivado pela expansão do centro operacional de Palmela, deu-se o arranque do centro de operações do Montijo, aumentando dessa forma a capacidade instalada no Sul.

 

Em Março de 2014, os Sócios fundadores da EAD adquiriram os 51% do capital social, pertencentes, até então, ao Grupo CTT.

 

Em 2016, a EAD foi distinguida como uma das “Melhores Empresas para Trabalhar EXAME/EVERIS/AESE 2016”, ficando  entre os cem primeiros lugares na lista das melhores empresas para se trabalhar em Portugal, destacando-se pelas suas boas práticas de recursos humanos, nomeadamente no âmbito da saúde e segurança no trabalho e do reconhecimento aos seus 85 trabalhadores.

 

Hoje, e fruto da sua evolução sustentada, a EAD está também acreditada segundo as OHSAS 18001:2007, Saúde e Segurança no Trabalho.

A estratégia de mercado da EAD assentou, desde o primeiro momento, na aplicação dos princípios elementares de arquivo (pertinência, eficiência e coerência) associados a novas tecnologias de informação que potenciassem valor acrescentado aos Serviços disponibilizados.

 

A EAD dispõe de frota própria e equipas especializadas para entrega e recolhas de documentação nas instalações do Cliente, personalizando a filosofia da Companhia "CLIENT ORIENTED COMPANY". 

 

Clientes por setor de atividade

A EAD conta com vários anos de experiência, "know how" adquirido e manifesto nos seus Técnicos Superiores com conhecimentos académicos nas áreas de Ciências Documentais. As suas instalações detém as melhores condições para alojamento e as mais recentes tecnologias de prevenção e segurança. Por isso, a EAD conta com mais de 750 clientes que confiam na nossa solidez funcional e empresarial para cuidar dos seus interesses em matéria de Arquivo.


A EAD é uma “Document Service Provider” que avalia métodos de trabalho em Arquivo e Gestão Documental, e que conceptualiza, apresenta e implementa soluções ajustadas às necessidades dos seus Clientes.

 

 

 
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