As respostas às eternas perguntas “onde estamos, de onde vimos e para onde vamos?” tornaram-se, na nossa era, indissociáveis dos meios de comunicação e de informação. Através dos audiovisuais e das redes digitais os media conquistaram um tal lugar no quotidiano das pessoas e das sociedades que é quase impossível a vida sem aprender a usá-los, a compreender e a dominar os seus códigos, a entender os riscos e potencialidades que comportam, não só do ponto de vista técnico, mas também cultural e ético.
O Grupo Informal sobre Literacia Mediática, continuando o seu percurso rumo à consolidação das competências, dos conhecimentos e da compreensão do vasto universo que envolve o consumo consciente e eficiente dos media, está a organizar o 3.º Congresso sobre Literacia, Media e Cidadania, que se realizará em 17 e 18 de Abril de 2015, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Neste terceiro grande encontro, propomo-nos trazer para o centro da reflexão a atualidade e a complexidade da realidade em que nos inserimos, pelo que escolhemos como eixo do Congresso a “Literacia Mediática e Leituras Críticas do Mundo”.

Com efeito, na sua diversidade, o mundo tanto o global como o local constitui um desafio e uma oportunidade, que exige ser lido com atenção e espírito crítico, como se de um texto difícil se tratasse. O sentido do que acontece nem sempre ou quase nunca é evidente. A compreensão crítica do que nos chega advém da atenção e da análise dos acontecimentos, da partilha de informação e da participação à escala de cada um. Nós próprios construímos o texto da atualidade do mundo.

Convidamo-lo a acompanhar-nos e a participar ativamente nesta reflexão sobre a Literacia, os Media e a Cidadania, três conceitos não independentes, em que a Literacia é o ângulo de abordagem, os Media são o contexto e a Cidadania é o horizonte de sentido de um edifício que é a vida social em construção.

(In http://www.literaciamediatica.pt/congresso/)