Como já é do vosso conhecimento, a EAD – Empresa de Arquivo de Documentação, SA, enquanto Companhia especificamente vocacionada para a gestão da função Arquivo, foi pioneira no tecido empresarial português, há 22 anos assentando a sua estratégia de mercado na aplicação dos princípios elementares de arquivo: pertinência, eficiência e coerência. Aliado a estes três elementos possui novas tecnologias de informação que permitem uma mais valia aos serviços disponibilizados.

Na EAD não estamos presos ao passado mas sim a olhar o futuro. No entanto, temos vindo a enfrentar, ao longo dos últimos anos, condições macroeconómicas extremamente difíceis no sul da Europa, caracterizadas por uma recessão económica, níveis de desemprego em máximos históricos e declínio acentuado do consumo privado.
Espera-se que, no decorrer do próximo ano, as economias dos países do Sul da Europa iniciem um processo de retoma, voltando a apresentar crescimento económico. No entanto, estas previsões são ainda bastante voláteis e incertas. Em relação ao nosso mercado doméstico, Portugal, esforços significativos têm vindo a ser desenvolvidos no sentido de reduzir a despesa pública, introduzindo reformas estruturais e melhorando a competitividade das empresas.

Estes esforços têm-se traduzido em alguns resultados concretos, nomeadamente numa rápida correção dos desequilíbrios da balança comercial. Contudo, a condição essencial associada ao financiamento do crescimento permanece ainda por resolver, com a disponibilidade e o custo do crédito para as empresas, após a retirada de alguns bancos internacionais e face às dificuldades do setor bancário nacional, a constituírem fortes entraves à competitividade.

Na esfera da EAD, o ano de 2014 ficou marcado pela recuperação nas vendas, com o consequente crescimento da faturação e da margem de EBITDA. Após de 2 anos consecutivos de fortes quedas nos investimentos, que afetaram inevitavelmente empresas onde o core é a prestação de serviços em Outsourcing, o mercado em 2014 mexeu e os gestores retomaram a confiança no presente e futuro a curto prazo.

A par com a boa prestação comercial, o conhecimento profundo das necessidades dos clientes, permitiu-nos aumentar a faturação em alguns dos principais serviços disponibilizados, ajudando os nossos clientes a reduzir custos de operação.

Apresentamos alguns números chave da sociedade que evidenciam a sua evolução recente.