Gestão documental em debate nos Açores

 EAD no Encontro Regional da Associação de Bibliotecários e Arquivistas

Novembro 2015 – Paulo Veiga, CEO da Empresa de Arquivo de Documentação (EAD), é um dos oradores convidados do XIV Encontro Regional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), que terá lugar no próximo dia 20 de novembro, no Teatro Ribeira-grandense, ilha de São Miguel, Açores.

Sob o mote “Gestão integrada de informação: uma realidade ou uma utopia?”, o objetivo do seminário, segundo a BAD, é perceber “até que ponto as organizações gerem a sua informação de uma forma integrada”.

Na qualidade de responsável máximo pela companhia pioneira e líder de mercado no setor da gestão de arquivo documental, Paulo Veiga debruçar-se-á sobre a importância da gestão do arquivo na redução do volume de papel nas empresas e na promoção de um meio ambiente mais sustentável.

Além disso, Paulo Veiga irá abordar os resultados do mais recente inquérito levado a cabo pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), segundo o qual apenas 2,84 por cento das empresas inquiridas recorre a empresas externas para gestão de arquivo e apenas 5,68 por cento tem um departamento especializado e autónomo em gestão documental.

Ainda segundo o mesmo estudo, 61,36 por cento dos inquiridos admite que são técnicos administrativos a realizar a gestão dos documentos da organização.

Recorde-se que a EAD é a única companhia de gestão de arquivo presente da Região Autónoma dos Açores, com dois armazéns em Ponta Delgada com capacidade para albergar 32 mil caixas de documentação. É ainda o único player do setor de gestão documental que assegura uma solução de captura e armazenamento automático de faturas na Cloud privada da EAD, através de uma App disponível para Android e IOS, em parceria com a multinacional suíça CumulusPro.

Mais informações em www.ead.pt

Sobre a EAD:

Atualmente com 22 anos de existência e considerada PME Líder pelo IAPMEI há três anos consecutivos, a EAD é uma “Document Service Provider” que avalia métodos de trabalho em Arquivo e Gestão Documental, e que conceptualiza, apresenta e implementa soluções ajustadas às necessidades dos seus clientes.

Certificada nos seus processos de suporte aos serviços prestados, com a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com os requisitos da norma ISO 9001:2008: Sistemas de Gestão da Qualidade, a EAD opera em Portugal Continental, Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira, sendo a única empresa do ramo com presença nestas regiões.

Líder de mercado em Portugal, e pioneira em Custódia e Gestão de Arquivo no país, a EAD opera em mais de 800 clientes, com cerca de 178.920 m2 de área de custódia, 940.100 contentores com documentos, 32.000 volumes de documentação e cerca de 176.700 cópias de originais enviadas em 2014. É certificada pelas normas ISO 9001, ISO14001 e ISO 18001, tem 103 colaboradores e fechou o ano de 2014 com uma faturação de 4,5 milhões de euros. Para 2015, projeta uma faturação de 4,8 milhões de euros e está lançada na internalização para Europa de Leste e depois Magrebe, num investimento que rondará os 4 milhões de euros.

Para mais informações:
Media em Movimento
Mafalda Marques | +351 96 453 31 02 | m.marques@mediaemmovimento.pt