Hoje, ao fim de 25 anos, o Grupo EAD conta com 1,6 milhões de contentores de arquivos, 200 milhões de documentos digitalizados e quatro mil toneladas de papel reciclado.

A ideia para a criação da companhia partiu do seu fundador, Paulo Veiga, que na qualidade de estudante universitário do então ISE (atual ISEG), realizou, em 1991, um estágio numa empresa de alumínios em Espanha, a INESPAL, que recorria ao outsourcing para a gestão do seu arquivo.
De imediato, Paulo Veiga percebeu que havia uma oportunidade de negócio que poderia trazer para Portugal e, depois de finalizar o curso, apresentou o projeto ao CPIN – Centro Promotor de Inovação e Negócios, o BIC – Bussiness Inovation Center de Lisboa, que logo o aprovou, tendo a EAD nascido em 1993, fundada em conjunto com dois colegas de curso.

A companhia começou por se estabelecer no Barreiro, no Parque Indústria Quimiparque, passando, em 1997, para instalações próprias em Palmela, construídas de raiz para a custódia de documentação com as melhores condições de segurança e confidencialidade.

Em 1999, a EAD expande as suas operações e abre delegação em Vila do Conde e, em 2001, cria a Divisão de Arquivos Óticos, especificamente vocacionada para a digitalização em massa de documentos.

Em 2002, é criado o Contact Center, que veio revolucionar a filosofia de atendimento ao cliente, apostando-se na personalização da receção e do desenvolvimento de solicitações.

No ano de 2003, a EAD lança-se nos caminhos da certificação dos seus processos, com a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade EAD, de acordo com a norma ISO 9001:2008: Sistemas de Gestão da Qualidade e mais tarde, em 2007, com a conclusão do Projeto de Certificação Ambiental segundo o NP EN ISSO 14001, passando a ser a primeira empresa do setor a ter um sistema de gestão integrado.

Em 2005, o Grupo CTT adquire 51% do capital social da EAD e, em 2007, a companhia expande operações para os Açores, sendo até hoje a única empresa de gestão documental a operar no arquipélago. Em 2009, abre delegação na Madeira.
Em março de 2014, os sócios fundadores da EAD adquiriram os 51% do capital social pertencentes até então ao Grupo CTT e a Capital Criativo passa a integrar o corpo acionista da companhia, com 25% do seu capital social.

Em 2016, a EAD foi distinguida como uma das “Melhores Empresas para Trabalhar EXAME/EVERIS/AESE 2016”, ficando entre os cem primeiros lugares na lista, destacando-se pelas suas boas práticas de recursos humanos, nomeadamente no âmbito da saúde e segurança no trabalho e do reconhecimento aos seus trabalhadores.

Em 2017, a EAD finaliza a aquisição da tecnológica Fin-Prisma, empresa especializada no desenvolvimento e implementação de soluções informáticas para gestão documental, aportando à companhia as mais valias da agilidade e inovação nas soluções apresentadas às empresas através de serviços como o backup na cloud, a captura móvel de documentos (Mobile Capture), desenvolvimento aplicacional ou a conversão de suportes.

“Temos traçado, nestes 25 anos, um caminho marcado pela inovação, pela excelência operacional e pela irreverência dos nossos serviços. Hoje, a gestão documental é mais do que guardar papéis em caixas. Os desafios da transformação digital têm-nos levado a repensar a forma como melhoramos os processos de negócio dos nossos clientes, seja na custódia de arquivo, ou na melhoria de processos documentais de apoio ou suporte ao negócio. Esta é também a nossa forma de contribuir para o desenvolvimento do tecido empresarial português e é nisso que vamos continuar a focar-nos”, sublinha Paulo Veiga, fundador e CEO da EAD.

Atualmente, o Grupo EAD é líder de mercado em Portugal no setor de gestão documental em regime de outsourcing, contando com mais de mil clientes em carteira, entre entidades bancárias, entidades de crédito especializado, operadoras de telecomunicações, gabinetes de advocacia, transitários, autarquias, consultoras, empresas industriais, de serviços, hospitais, entre outros.

De acordo com a Lei nº 144/2015, em caso de litígio, os consumidores podem recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, Rua dos Douradores, 108, 2.º, 1100-207 Lisboa. Tel.: 218807030 - Fax: 218807038, E-mail: juridico@centroarbitragemlisboa.pt, Site: www.centroarbitragemlisboa.pt

EAD © 2018. All rights reserved. Termos e condições