A EAD – Empresa de Arquivo de Documentação terminou o ano de 2018 com 503 toneladas de arquivo reciclado. Segundo os dados apurados pela companhia, foram destruídas 138 toneladas de documentos a partir do serviço de reciclagem segura de documentação e foram, ainda, reciclados 365.277 quilos de papel e cartão de arquivo de clientes.

A reciclagem segura de arquivo de documentação permite salvaguardar potenciais situações de risco no processo de eliminação de documentos confidenciais, assegurando que o arquivo é corretamente destruído, em conformidade com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados.

O processo pode ser feito através de contentores metálicos com fechadura, compostos por materiais resistentes à propagação do fogo os quais são, posteriormente, recolhidos pela EAD, sendo a documentação destruída por trituração com nível de segurança 4, que equivale ao tratamento de dados considerados altamente sensíveis da Norma DIN 66399, o modelo standard europeu para a segurança na destruição de todos os tipos de suporte de dados.

Caso se trate de um pedido de reciclagem pontual, a equipa da EAD recolhe o arquivo a ser destruído, emitindo no final o respetivo auto de eliminação. A EAD mantém, assim, o seu compromisso de apoiar as organizações na gestão correta da sua documentação, bem como de diminuir a pegada ecológica da empresa e dos seus clientes.

Além da documentação, a EAD reciclou, ainda, mais de 10 toneladas de cartão, 2,3 toneladas de madeira, 2,4 toneladas de metais, entre agrafos e estantes, 1,4 toneladas de tapes e 5,2 toneladas de resíduos de construção e demolição.

Foram, ainda, reciclados 150 quilos de equipamentos fora de uso contento CFC, 93 quilos de lâmpadas, 503 quilos de plástico, 670 quilos de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), 740 quilos de resíduos urbanos e 30 quilos de vidro.

in https://www.ambientemagazine.com/empresa-de-arquivo-de-documentacao-reciclou-500-toneladas-de-arquivo-em-2018/