A Noruega é um dos países no topo de quase todos os indicadores de desenvolvimento – e também na reciclagem de garrafas de plástico de bebidas, graças a um sistema de depósito das embalagens usadas.

Os produtores de garrafas de plástico na Noruega pagam um imposto ambiental consoante a taxa de reciclagem e caso reciclem a produção em mais de 95% ficam isentos. Para conseguir esse resultado, necessitam da colaboração dos consumidores.
Os noruegueses podem devolver as embalagens em máquinas criadas para o efeito ou nos balcões das lojas em que as garrafas foram compradas. Após a leitura do código de barras o consumidor recebe um cupão ou dinheiro, sendo que o valor difere de acordo com o volume da garrafa.

“Queremos chegar ao ponto em que as pessoas compreendam que estão a comprar o produto mas apenas a levar a embalagem emprestada“, disse ao The Guardian Kjell Olav Maldum, administrador da Infinitum, que gere o sistema de depósito das garrafas.

O sistema funciona para todos desde 2011 – desde então que as empresas não pagam o imposto. A taxa de reciclagem de todas as garrafas de plástico está em 97%, sendo que 92% voltam a ter nova vida como garrafas de plástico. Parte das garrafas já terá sido reciclada mais de 50 vezes.
“Temos o sistema mais eficiente do mundo”, referiu Sten Nerland, diretor de logística da Infinitum à Positive News, citado pelo Diário de Notícias.

A União Europeia tem como meta a recolha de 90% das garrafas de plástico até 2025. Plásticos de uso único, como pratos, talheres e copos para bebidas de plástico vão ser proibidos a partir de 2021.

No entanto, a produção de plástico a nível global mostra-se imparável: um milhão de garrafas de plástico são consumidas em cada minuto, segundo dados de 2017. O plástico deixado na natureza dispersa-se e vai parar aos oceanos, onde se fragmenta em pedaços muito pequenos, sendo ingeridos pelos animais e chegando ao prato dos consumidores, no sal, algas, peixes e aves.

Em Portugal, o Governo irá impor que as garrafas de plástico e as latas de alumínio passem a ter um depósito de vasilhame. A medida faz parte de um projeto-piloto que será implementado em diversos supermercados. Ao devolver a garrafa ou a lata vazia será dado um vale de compras.

(In ZAP aeiou)

De acordo com a Lei nº 144/2015, em caso de litígio, os consumidores podem recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, Rua dos Douradores, 108, 2.º, 1100-207 Lisboa. Tel.: 218807030 - Fax: 218807038, E-mail: juridico@centroarbitragemlisboa.pt, Site: www.centroarbitragemlisboa.pt

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