O 15º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas irá assinalar os 25 anos do Manifesto da UNESCO sobre as Bibliotecas Públicas.

Nos dias 4 e 5 de novembro de 2019, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, a DGLAB e o Município de Leiria, em colaboração com a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, promovem o 15º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas que, nesta edição, tem como tema os “25 anos do Manifesto da UNESCO/Serviços, comunidades e literacias: ainda precisamos de bibliotecas?”

O Manifesto proclama a crença da UNESCO na biblioteca pública como uma força viva para a educação, cultura e informação e como um agente essencial para a promoção da paz e do bem-estar espiritual dos cidadãos. Nele, a biblioteca pública é considerada como sendo central para a liberdade e equidade de acesso à informação e ao conhecimento para todas as pessoas, devendo ter como principal objetivo desenvolver as competências de literacia das comunidades.

Neste ano de celebração, 25 anos após a sua ratificação, e mais de 30 anos passados sobre a criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, pretende-se fomentar a reflexão sobre o papel da biblioteca pública na comunidade, no nosso tempo. Assim, desafiamos os seus bibliotecários, em todo o país, a participar neste momento de reflexão sobre a forma como o Manifesto se relaciona com sua biblioteca: Quais das 12 missões do Manifesto estão a ser privilegiadas? A que públicos será prioritário atender? Quais aqueles que estão a ser desconsiderados? Quais os principais obstáculos para a concretização da missão da biblioteca pública? Que desafios enfrentam ? Qual o seu papel na sociedade atual?

Quais das 12 missões do Manifesto estão a ser privilegiadas?
A que públicos será prioritário atender? E porquê?
Quais os públicos que estão a ser desconsiderados?
Quais os principais obstáculos para a concretização da missão da biblioteca pública?
Que desafios enfrentam as bibliotecas públicas?
Qual o seu papel na sociedade atual?

A inscrição é gratuita mas obrigatória, limitada à capacidade da sala.
Prazo limite de inscrição: 28 de outubro 2019.
FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO online.

Para mais informações consulte os sites:

http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/noticias/Paginas/15-Encontro-RNBP.aspx?fbclid=IwAR030U70q0m4eWo0Up7exNtqxaN6zvY_g89YHA9mp9WM4l_FUMAyHy0IDdw

https://www.bad.pt/eventos/event/15o-encontro-da-rede-nacional-de-bibliotecas-publicas/