Escrevo-lhes para que não fiquem apreensivos com o futuro, mas com esperança que juntos vamos ser capazes de ultrapassar mais este desafio colocado à EAD, a Portugal e ao mundo. Apenas em três meses o mundo mudou. Este é o tempo para sermos ainda mais racionais e menos emocionais.

Face à complexidade do cenário atual e do ambiente alargado de incerteza que se vive, as organizações precisam de se adaptar e de se antecipar. Nesse sentido, ajustar a estratégia, planos e recursos, para as áreas core do negócio, é a necessidade imediata!

Assegurar a operação, salvaguardar emprego, são fundamentais. Agir com precaução e prudência, mandatório. É por isso que temos planos de contingência e continuidade de negócio. Foram muitas horas de debate e planeamento, onde construímos cenários mais ou menos destrutivos ou disruptivos, mas que agora se revelam importantes para não cometer muitos erros. Há investimentos que por vezes são feitos nas empresas e todos olham com desdém, afinal não é bem assim. Este pensamento out-of-the-box, está agora a ser fundamental para a garantia do nosso futuro enquanto organização.

Não tenhamos ilusões, é expetável que existam cada vez mais ameaças com um impacto na reputação e na confiança a médio prazo, nas empresas e nos países. É decisivo endereçar este problema com capacidade acrescida para comunicar de forma transparente e regular.

Mais do que nunca, as nossas ações podem ser arriscadas. Mais do que nunca, precisamos de respostas eficientes e adequadas às necessidades de todos Stakeholders. Mais do que nunca, os recursos para dar resposta a este período tão delicado poderão ser insuficientes.

Por isso reforço que contamos com todos. São vocês que estão a jogar a ponta de lança e a garantir que temos trabalho e continuamos a servir os nossos clientes.

Para já, o mais importante é continuarmos todos seguros e protegidos e para isso é determinante mantermo-nos unidos e bem informados, assim como “comandados”, para que juntos possamos fortificar a nossa disciplina e aguardar pela tal vacina para a COVID-19, que nos poderá libertar de novo para um mundo que, para o bem ou para o mal, dificilmente voltará a ser igual.

Ontem, em entrevista, em direto, à RTP3 e apesar de alguns constrangimentos na ligação via Skype, dei o meu testemunho de como a Companhia está a enfrentar este “tsunami”, com a implementação do nosso Plano de Contingência e a forma como estamos a responder, rápida e eficazmente, aos nossos clientes.

Veja aqui: https://www.youtube.com/watch?v=hYg5pDgLeSw

Coletivamente faremos mais e melhor. Juntos, seguimos mais fortes!

#todossomosum