A EAD – Empresa de Arquivo de Documentação, pioneira e líder de mercado em soluções de gestão documental em Portugal, terminou o ano de 2020 com 662 toneladas de arquivos reciclados, mais 69% em relação a 2019.

Segundo dados da companhia relativos ao ano de 2020, foram destruídas 135 toneladas de documentos a partir do serviço de reciclagem segura de documentação e foram, ainda, recicladas 527 toneladas de papel e cartão de arquivo de clientes, num total de 662 toneladas de arquivos reciclados no ano passado. Os números mostram um aumento de 69% face a 2019, ano em que foram recicladas 392 toneladas de arquivos.

A reciclagem segura de arquivo de documentação permite salvaguardar potenciais situações de risco no processo de eliminação de documentos confidenciais, assegurando que a documentação das organizações é corretamente destruída, em conformidade com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados

O processo pode ser feito através de DocBox, contentores metálicos com fechadura, compostos por materiais resistentes à propagação do fogo, que são, posteriormente, recolhidos pela EAD, sendo a documentação destruída por trituração com nível de segurança 4, que equivale ao tratamento de dados considerados altamente sensíveis da Norma DIN 66399, o modelo standard europeu para a segurança na destruição de todos os tipos de suporte de dados.

Caso se trate de um pedido de reciclagem pontual, a equipa da EAD recolhe o arquivo a ser destruído, emitindo no final o respetivo auto de eliminação.

A EAD mantém, assim, o apoio às organizações na gestão correta da sua documentação, bem como na diminuição da pegada ecológica da companhia e dos seus clientes.

Além da documentação, a EAD reciclou ainda 840 quilos de CD, DVD e disquetes, 330 quilos de plástico e 2,3 toneladas de madeira. Foram, também, reciclados 328 quilos de equipamentos eletrónicos fora de uso, 19 quilos de metais, 10 quilos de lâmpadas e resíduos com mercúrio e dois quilos de vidro.

(in http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId=%7BE2C2FB67-795C-4142-AF79-58650323E07A%7D)