EAD disponibiliza às empresas ebook sobre gestão da informação

No Dia Internacional dos Arquivos, a EAD lança guia para todas as organizações saberem como gerir os seus arquivos

Palmela, 9 de junho de 2022 – A EAD – Empresa de Arquivo de Documentação, pioneira e líder de mercado de gestão documental em regime de outsourcing em Portugal, comemora o Dia Internacional dos Arquivos com o lançamento de um ebook gratuito sobre “Organização e Gestão da Informação Arquivística”.
Instituído pelo Conselho Internacional de Arquivos da UNESCO a 9 de junho de 2007, o Dia Internacional dos Arquivos visa desenvolver ações que promovam e divulguem a arquivística em todo o mundo.

Pioneira na gestão de arquivo em outsourcing no país, a EAD lançou, agora, um ebook com o objetivo de sensibilizar todas as organizações para a importância da boa gestão dos seus arquivos, documentos e informação em formato digital.

O ebook contém conceitos fundamentais da área da arquivística, ajuda as empresas a identificarem os tipos de documentos consoante a validade dos mesmos e a forma como devem ser conservados e destruídos, findo o seu ciclo de vida. Inclui, ainda, um guia para um manual de gestão de documentos, que ajudará as organizações a definirem normas para um sistema arquivístico de excelência.

“Muitas pessoas não conhecem sequer o ciclo de vida dos documentos, não sabem, por exemplo, que há documentos que é necessário guardar para prova legal durante determinado período de tempo e outros não. É importante que, dentro das organizações, a informação esteja estruturada de forma a auxiliar no dia-a-dia das mesmas e também nas tomadas de decisão da gestão de topo”, começa por explicar Paulo Veiga, CEO e fundador da EAD, empresa portuguesa com 29 anos no mercado da gestão documental.

Tendo em conta a transformação digital, o ebook ensina, ainda, a conservar documentos digitais e a criar políticas de backup para os casos de crise ou desastre.

“As oportunidades que o mundo digital nos apresenta são imensas, mas os perigos são ainda maiores, daí a necessidade cada vez mais premente de as empresas acautelarem a guarda da sua informação mais crítica. Este ebook ajudará todos aqueles que queiram criar um sistema documental seguro e eficiente”, refere o CEO.

O ebook “Organização e Gestão da Informação Arquivística” é gratuito e está disponível para download através do website da EAD – https://www.ead.pt/e-books/

Para mais informações: Media em Movimento Mafalda Marques
+351 96 453 31 02 | m.marques@mediaemmovimento.PT