Palmela, 19 de dezembro de 2024 – O grupo português EAD, líder no setor de gestão documental, adquiriu 100% do capital da espanhola DID Confidencial. O negócio foi feito através da sua participada Delete, sediada em Barcelona .
Com este negócio o Grupo EAD reforça a sua posição em Espanha, particularmente neste mercado, e vai conseguir servir melhor os seus clientes diretamente, agora também na Galiza, através de um novo centro de operações. A DID Confidencial, com cinco anos de experiência no mercado espanhol, distingue-se pela sua especialização na área da destruição confidencial, segura e certificada de papel, aliada a rigorosos padrões de qualidade. Esta aquisição não só fortalece o portefólio de soluções do Grupo EAD como também representa um compromisso contínuo com a excelência e a inovação no setor da gestão da informação.
“O Grupo EAD está sempre atento a boas oportunidades para expandir a marca e as empresas do Grupo, em especial na Iberia. A aquisição da DID Confidencial é mais um passo estratégico na nossa trajetória de crescimento sustentável. Com esta integração, reforçamos a nossa capacidade de oferecer soluções completas e inovadoras na gestão de informação e destruímos barreiras entre Portugal e Espanha”, destaca Paulo Veiga, CEO da EAD.
Reforço da estratégia em Espanha
O Grupo EAD tem consolidado a sua presença no mercado ibérico nos últimos anos, já com a aquisição da empresa Delete, em 2023, e tem assumido um importante lugar de destaque neste setor devido à oferta de soluções tecnológicas e serviços inovadores na área da gestão de documentos e informação“.
A Galiza será, sem dúvida, uma plataforma chave para aprofundar a nossa proximidade com os clientes do mercado ibérico. Esta aquisição não é apenas mais um marco na expansão geográfica, mas também um passo estratégico na criação de um ecossistema integrado de gestão de informação. O Grupo EAD está preparado para capitalizar as oportunidades geradas por esta aquisição, oferecendo soluções diferenciadas e adaptadas às necessidades de um mercado cada vez mais dinâmico e exigente”, sublinha.
A aquisição da DID Confidencial abre um leque de novas possibilidades estratégicas para o Grupo EAD, tanto no que diz respeito à expansão de serviços como no fortalecimento da base de clientes no mercado ibérico:
Reforço da oferta de serviços: a especialização da DID Confidencial em destruição documental permitirá ao Grupo EAD ampliar o seu portefólio de serviços, oferecendo soluções ainda mais completas e integradas aos seus clientes. Este reforço solidifica a posição do Grupo EAD como uma referência na gestão documental.
Reforço da relação com clientes: a proximidade geográfica na Galiza, um mercado em constante crescimento, permitirá um atendimento mais personalizado e eficaz aos clientes na região. Com uma presença local mais forte, o Grupo EAD possui melhores condições para criar parcerias estratégicas e responder às necessidades específicas do mercado espanhol.
Novas oportunidades de crescimento: o know-how acumulado pela DID Confidencial no mercado espanhol proporcionará ao Grupo EAD novas perspetivas sobre as tendências e exigências do setor, permitindo-lhe inovar e adaptar-se rapidamente. A expansão para a Galiza funcionará como uma porta de entrada para outras regiões de Espanha, aumentando a competitividade e visibilidade do Grupo EAD no mercado ibérico.
Compromisso com a sustentabilidade e segurança: com as certificações e padrões de qualidade trazidos pela DID Confidencial, o Grupo EAD reforça o seu compromisso com práticas sustentáveis e seguras na gestão de informação, posicionando-se como um parceiro de confiança para empresas que priorizam a conformidade e a responsabilidade ambiental.
Grupo tem milhões para investir e está atento a novas oportunidades
A EAD planeia agora investir na empresa, nomeadamente, reforçar a sua capacidade logística, tecnológica e comercial.
“Prevemos um crescimento de 20% nas vendas em 2025, para os 3M€. Em 2025 continuaremos a olhar para outras oportunidades no mercado espanhol, em especial na Estremadura e Astúrias. Mas estamos também atentos a boas oportunidades em Portugal e, inclusive, a estudar já algumas. Temos disponíveis alguns milhões para investir, procuramos oportunidades que demonstrem o potencial de sinergias com o core do Grupo EAD”, indica Paulo Veiga.
Em 2025 o Grupo EAD prevê investir mais 200.000€ na DELETE , substituindo os equipamentos atuais de trituração por novos, energeticamente mais eficientes e ecológicos. Irá ainda reforçar as soluções de digitalização, pensando e servindo os mais de 1000 clientes da DELETE de uma forma integrada.
Sobre o Grupo EAD:
Há 31 anos no mercado de gestão documental, a EAD – Empresa de Arquivo de Documentação lidera o setor com um posicionamento estratégico global, que lhe permite dar resposta a distintas necessidades:
Na linha da frente da inovação e da Inteligência Documental, a EAD coloca à disposição das empresas as mais avançadas tecnologias de AI e automação, pesquisa e indexação e de segurança. Ferramentas que permitem um tratamento da informação mais eficiente e ágil.
Mantendo-se fiel à sua história e know-how ímpar neste setor, a EAD endereça as necessidades de tratamento da documentação em suporte papel com soluções tradicionais de gestão de arquivo, como a custódia, destruição segura, organização e avaliação documental.
A EAD é líder e pioneira em gestão documental em regime de outsourcing em Portugal. Pertence à Hectómetro, grupo empresarial familiar especializado em soluções de gestão documental ao qual pertencem, ainda, a tecnológica Fin-Prisma, a EAD Digital Romania, a Papiro e a Delete.
Está presente em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Em 2019, abriu a EAD Digital Romania, na cidade de Bucareste, com serviços de Business Process Outsourcing (BPO).
Em 2023 a EAD adquiriu uma congénere espanhola especialista em destruição de documentos, reciclagem de papel, digitalização e gestão de documentos, a Delete. O investimento da EAD no mercado espanhol, permitiu alargar a sua atividade a toda a Península Ibérica.
O Grupo vai faturar mais de 16M euros em 2024 e tem cerca de 400 pessoas.
Contacto para imprensa:
Susana Esteves
Account Director
susana.esteves@edc.pt
Tel. 919 819 460