• Criação da maior operação nacional de gestão documental
• Crescimento estimado de 25% em 2025
• Marca Papiro mantém-se como unidade de negócio especializada
• Consolidação de ativos e clientes sob a EAD
• Reforço da presença no mercado ibérico
• Preparação da estrutura para novos investimentos em Portugal e Espanha
Lisboa, 15 de abril de 2025 – A EAD vai integrar a totalidade da Papiro na sua estrutura, através de um processo de fusão que visa simplificar a organização do grupo, reforçar a capacidade de resposta ao mercado e consolidar a posição de liderança nacional na área da gestão documental.
Esta fusão, de natureza estratégica e administrativa, visa consolidar todos os ativos, clientes e operações do grupo sob uma única entidade, aumentando a eficiência e robustez da organização. O negócio não envolve qualquer despedimento ou alteração nos serviços prestados aos clientes. Pelo contrário, enquadra-se num ciclo de crescimento sustentado da EAD, que estima, em 2025, um aumento de faturação na ordem dos 25%.
“Este movimento permite-nos organizar melhor os ativos, os clientes e os recursos do grupo. É um passo natural de estruturação e de preparação para o futuro, num contexto de crescimento em Portugal e Espanha. Evoluímos para crescer. Mantemos o que importa: as pessoas, a marca, a confiança e o compromisso Papiro!”, afirma Paulo Veiga, CEO da EAD.
Marca Papiro mantém identidade e foco especializado
A marca Papiro continuará ativa e autónoma, com foco em produtos tecnologicamente diferenciados, no suporte à gestão de mailrooms físicos e digitais e à gestão documental e desmaterialização de processos em empresas e organismos públicos, mantendo também a sua gama atual de serviços, nomeadamente de destruição confidencial de documentos, entregas expresso e end-to-end- finishing.
A gestão da marca Papiro passa a estar a cargo de Daniel Alves, novo Diretor da Unidade de Negócio, e profissional com experiência consolidada em projetos de gestão documental.
“Queremos continuar a valorizar a marca Papiro, reconhecendo o seu percurso e a confiança que o mercado sempre lhe atribuiu. Esta fusão permite dar-lhe escala, recursos e capacidade de desenvolvimento dentro de um grupo sólido”, sublinha Daniel Alves.
Setor em transformação e estratégia de escala
Num setor cada vez mais pressionado pela digitalização e pela gestão eficiente de informação, a fusão entre a EAD e a Papiro responde também a uma tendência de concentração de mercado e de procura de escala pelas principais empresas da área.
A operação insere-se na estratégia de expansão ibérica da EAD, que já detém operações em Espanha e ambiciona reforçar a sua presença no mercado vizinho com novos investimentos.
No mês passado, a empresa anunciou um investimento de 1,5 milhões de euros no Porto, destinado ao reforço da sua operação no Norte do país, com a aquisição de dois novos armazéns e a contratação de 44 colaboradores. Esta aposta reforça não só a capacidade logística da EAD, mas também a sua proximidade aos mercados do Norte de Portugal e da Galiza, zona estratégica para o crescimento do grupo em Espanha, onde já está presente através das empresas Delete (Barcelona, Madrid, Valencia e Bilbau) e DID Confidencial (Pontevedra, Galiza).
Sobre o Grupo EAD:
Há 32 anos no mercado de gestão documental, a EAD – Empresa de Arquivo de Documentação lidera o setor com um posicionamento estratégico global, que lhe permite dar resposta a distintas necessidades.
Na linha da frente da inovação e da Inteligência Documental, a EAD coloca à disposição das empresas as mais avançadas tecnologias de AI e automação, pesquisa e indexação e de segurança. Ferramentas que permitem um tratamento da informação mais eficiente e ágil.
Mantendo-se fiel à sua história e know-how ímpar neste setor, a EAD endereça as necessidades de tratamento da documentação em suporte papel com soluções tradicionais de gestão de arquivo, como a custódia, destruição segura, organização e avaliação documental.
A EAD é líder e pioneira em gestão documental em regime de outsourcing em Portugal. Pertence à Hectómetro, grupo empresarial familiar especializado em soluções de gestão documental ao qual pertencem, ainda, a tecnológica Fin-Prisma, a DID Confidencial e a Delete.
Está presente em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Em 2023 a EAD adquiriu uma congénere espanhola especialista em destruição de documentos, reciclagem de papel, digitalização e gestão de documentos, a Delete. O investimento da EAD no mercado espanhol, permitiu alargar a sua atividade a toda a Península Ibérica.
O Grupo fatura mais de 14M euros e tem cerca de 400 pessoas.
Contacto para imprensa:
Susana Esteves
Account Director
susana.esteves@edc.pt
Tel. 919 819 460

