Lisboa, 28 de Outubro de 2025 – Paulo Veiga, CEO da EAD, foi distinguido com o Prémio Empreendedor 2025, pelo ISEG Alumni Económicas, que reconhece o seu percurso de liderança, inovação e contributo para o desenvolvimento do setor empresarial português.
Entre os premiados da gala realizada no ISEG estiveram também Mário Centeno, Economista e ex-Ministro das Finanças de Portugal (Prémio Carreira Económica, Política e Social); Pedro Castro e Almeida, CEO do Santander Portugal (Prémio Carreira de Gestão); Nuno Valério, Investigador do Gabinete de História Económica e Social (Prémio Carreira Académica e Investigação); e Pedro Leitão, Presidente da Comissão Executiva do Banco Montepio (Prémio Gestor do Ano 2025).
Reconhecimento de uma trajetória de empreendedorismo e visão
Na categoria “Empreendedor”, criada para homenagear alumni com papel ativo na transformação económica e empresarial, o reconhecimento foi atribuído a Paulo Veiga, fundador e CEO da EAD, empresa que lidera há mais de duas décadas e que se afirma hoje como referência ibérica em gestão documental, transformação digital e inovação tecnológica.
Sob a sua liderança, a EAD evoluiu de startup pioneira para grupo multinacional, com presença em Portugal e Espanha, apostando em tecnologia, sustentabilidade e expansão internacional.
“Receber esta distinção é uma honra profunda. O ISEG é uma casa que fez de mim muito do que sou hoje, transmitindo-me valores e competências fundamentais para a minha vida pessoal e profissional. É, sem dúvida, um dos três pilares que sustentam o meu percurso”, disse Paulo Veiga, CEO da EAD.
A atribuição do prémio resultou de uma votação do Conselho Geral da ISEG Alumni Económicas, composto por Horácio Negrão, Pedro Janeiro, Norberto Rosa, Eduardo de Almeida Catroga, Francisco Luís Murteira Nabo, Miguel Horta e Costa e José Augusto Felício.
A EAD vai terminar o ano de 2025 com uma faturação de 16M€, a nível ibérico, com mais de 460 trabalhadores e atividade em Espanha e Portugal.
Sobre a Gala
A gala de entrega de prémios teve como objetivo angariar fundos para o Programa Alumni Económicas Solidário, que procura garantir que todos os alunos têm direito à oportunidade de frequentar o Ensino Superior e que nenhum talento é prejudicado por insuficientes condições financeiras manifestamente comprovadas. No ano letivo 2024/25, a Alumni apoiou 21 alunos do ISEG com comprovadas dificuldades financeiras.
Lista de premiados
• Prémio Empreendedor do ano 2025 – Paulo Veiga, Founder & CEO EAD
• Prémio Carreira Económica, Política e Social – Mário Centeno, Economista e ex-ministro das Finanças de Portugal
• Prémio Carreira de Gestão – Pedro Castro e Almeida, CEO do Santander Portugal
• Prémio Carreira Académica e Investigação – Nuno Valério, Investigador do Gabinete de História Económica e Social
• Prémio Gestor do ano 2025 – Pedro Leitão, Presidente da Comissão Executiva do banco Montepio
Sobre o Grupo EAD:
Com mais de 32 anos de experiência em gestão documental, a EAD é líder e pioneira no setor em regime de outsourcing, oferecendo soluções integradas de gestão de informação, digitalização, desmaterialização de processos e destruição segura de documentos.
Na linha da frente da inovação e da Inteligência Documental, a EAD disponibiliza tecnologias avançadas de automação, inteligência artificial, pesquisa e indexação segura de dados, que permitem um tratamento mais eficiente, ágil e seguro da informação.
Fiel à sua história e ao seu know-how ímpar, a EAD mantém também uma forte componente de gestão de arquivo físico, com soluções que asseguram custódia, organização, avaliação e preservação documental – garantindo a continuidade entre o papel e o digital.
A EAD é um grupo empresarial português especializado em soluções de gestão documental, que integra a Hectómetro e inclui ainda a tecnológica Fin-Prisma e a espanhola Delete, especializada em destruição segura, reciclagem e digitalização de documentos.
Em 2020, o grupo adquiriu a Papiro, referência nacional em gestão documental, e em abril de 2025 concretizou a sua fusão por incorporação, reforçando a liderança e a escala operacional do Grupo EAD em toda a Península Ibérica.
Atualmente, o Grupo EAD está presente em todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, e opera também em Espanha, com uma equipa de cerca de 400 colaboradores e uma faturação superior a 14 milhões de euros.

