Os portugueses têm fama de não serem pontuais. Esta é uma fama com proveito. Já me deparei, muitas vezes, com a questão da pontualidade e do respeito pelos horários, quer a nível pessoal quer a nível profissional.

Frequentemente, em contexto profissional deparamo-nos com atrasos sistemáticos, dos colaboradores, na entrada ao serviço, no excessivo tempo nas pausas (ainda que estipuladas), nos intervalos de almoço. Enfim, não que chegue a ser frustrante, mas parece que tudo é razão para não andarmos a “horas”.
Importa, ainda, pensar sobre o conceito de pontualidade, que tanto me preocupa. Afinal o que significa? Pontualidade é exatidão, é rigor, é organização. Por isso, ser pontual reflete uma série de características sobre o nosso comportamento e a nossa personalidade. É, também, boa educação e, como já referi, demonstra respeito pelas pessoas com quem interagimos.

A falta de pontualidade e o não cumprimento de horários está quase sempre associada a má gestão, má organização pessoal: sem planeamento é preciso estar permanentemente a mudar e a reajustar rotinas e horários. As consequências do não cumprimento de horários podem ser catastróficas na projeção da imagem e na gestão da carreira profissional. Planear e programar com rigor, comprometa-se consigo próprio, por exemplo, estar sempre dez minutos antes da hora marcada, podendo assim contornar eventuais atrasos. Na eventualidade de chegar cedo, o que raramente acontece por motivos de trânsito e complexidades de estacionamento, aproveitar os minutos disponíveis para ler, para tomar um café ou, simplesmente, relaxar.

A verdade é que se reiteradamente, a falta de pontualidade ou absentismo pode dificultar a vida profissional e restringir possibilidades de carreira e sucesso nas empresas. Essa é uma competência fundamental no meio empresarial, uma vez que os colaboradores representam não somente a própria imagem, mas também a da empresa onde trabalham. Numa outra perspetiva, e a meu ver, pontualidade e o cumprimento de horários, é respeito. Respeito por nós próprios, pelos colegas e pela Companhia, respeito por todos.

Ainda vou mais longe: pontualidade e assiduidade são obrigações funcionais do colaborador decorrente do contrato de trabalho mantido com o empregador. São condições preliminares para o desempenho de quaisquer relações de emprego. Nem deveriam ser tratadas pela avaliação de desempenho, mas ser objeto da disciplina da gestão de pessoas…

Este incumprimento começa pelo desgaste da imagem, portanto, se o atraso ou o não comparecimento for inevitável, é importante justificar a tempo – antes que a pessoa possa formar uma opinião negativa a seu respeito. Sendo pontual, está a respeitar um tempo que não é só seu, mas também da outra pessoa.
Sempre que se atrase para um compromisso telefone antecipadamente a avisar e não à hora que o encontro estava marcado. Este gesto é revelador da sua educação, responsabilidade e profissionalismo.

Em relação às chefias, a falta de pontualidade e cumprimento de horários, ainda é mais grave. Os líderes devem dar bons exemplos, mantendo sempre a pontualidade para que os colaboradores possam fazer o mesmo com conduta e disciplina. A chefia, muitas vezes, não percebe quando um colaborador chega antes do horário de trabalho, mas no caso de um atraso, este incidente não passa despercebido. Por outro lado, maus hábitos são contagiosos. Se a chefia chega atrasada ou se permite que um colaborador não seja assíduo ou pontual, logo o mau hábito vai disseminar-se, fazendo escola entre os demais. A chefia não pode ser conivente com o problema, uma vez que da sua prontidão para enfrentar educacionalmente os incumpridores depende o estabelecimento e a manutenção de um clima de trabalho de respeito aos compromissos e às obrigações.

É preciso determinação para mudar uma postura infelizmente tão marcada na nossa sociedade. É importante respeitar os horários de entrada, de almoço e de saída da Companhia, agindo de forma consciente e honesta para que nenhuma das partes se sinta prejudicada. Ser pontual é uma questão de responsabilidade e profissionalismo: respeita os teus colegas e a tua Companhia.