A EAD vai estar presente, no próximo dia 23 de novembro, no XVII Encontro Regional da BAD Açores, sob o tema: “Arquivos, bibliotecas e museus: gerir para difundir e divulgar”, que irá ocorrer nas instalações do Nonagon, Parque da Ciência e Tecnologia da Ilha de São Miguel, sediado na cidade de Lagoa.

A evolução tecnológica e a World Wide Web vieram revolucionar a forma de organização e de aceder aos acervos na posse das instituições, assim como o relacionamento entre estas e os seus utilizadores. Neste contexto global são várias as preocupações e desafios que se colocam aos arquivos, bibliotecas e museus, nomeadamente a gestão, a preservação e a disponibilização/e divulgação dos seus acervos em suporte digital. A Informação é um valioso ativo e um recurso de gestão presente nas mais variadas áreas resultantes da ação humana pelo que se exige uma posição paradigmática pelos profissionais da Informação neste admirável Mundo novo da informação.

Pelo exposto, o XVII Encontro Regional da BAD Açores pretende ser um espaço onde profissionais da área abordam a problemática que envolve a gestão, preservação e disponibilização/divulgação dos acervos nos seus variados tipos de suporte, incluindo os digitais, dando a conhecer, igualmente, algumas das realidades existentes a nível regional e nacional.
Para este efeito o evento irá contar com a presença de ilustres comunicadores, nas áreas de arquivo, biblioteca, documentação, museologia e comunicação social.

Os trabalhos e temáticas do Encontro irão desenrolar-se da seguinte forma:

PAINEL 1 – Acesso, preservação e difusão da informação nos audiovisuais
PAINEL 2 – Os arquivos e a salvaguarda da memória coletiva
PAINEL 3 – Registos de partituras nos acervos Musicais
PAINEL 4 – O tratamento da informação à guarda dos Museus, Bibliotecas e Centros de Informação e Documentação

Para mais informações sobre o programa e inscrições consulte o site dos eventos da BAD: https://www.bad.pt/eventos/event/17o-encontro-regional-da-bad-acores/

De acordo com a Lei nº 144/2015, em caso de litígio, os consumidores podem recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, Rua dos Douradores, 108, 2.º, 1100-207 Lisboa. Tel.: 218807030 - Fax: 218807038, E-mail: juridico@centroarbitragemlisboa.pt, Site: www.centroarbitragemlisboa.pt

EAD © 2018. All rights reserved. Termos e condições