eBook sobre as Tendências de Marketing para 2022

O desafio foi lançado pela Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa. Saber as tendências que vão estar no topo da lista de prioridades dos responsáveis de marketing e comunicação para o próximo ano.

Num mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, como comunicar? Em que áreas apostar? Como medir resultados? E, principalmente, como chegar e estar perto das Pessoas?
Nesta 3ª Edição do E-book de Tendências de Marketing, contaram com mais de 50 contributos, de especialistas de 20 sectores de atividade, que partilharam as suas visões, estratégias e soluções.

MARKETING DIGITAL – O MERCADO NA PONTA DOS DEDOS 
(João Inocêncio – Diretor Comercial & Marketing do Grupo EAD)

Parece-me inevitável, eventualmente até repetitivo, iniciar este artigo a falar da pandemia da Covid-19, porém a perceção que todos temos é que existe um antes e um depois Covid-19.

A pandemia acelerou a necessidade da Transformação Digital (TD). Desde 2020 até hoje (e não sabemos por quanto mais tempo), a forma de nos relacionarmos, trabalharmos, pensar e estar sofreram uma mudança significativa, diria até radical. Num ápice, os hábitos dos consumidores foram totalmente alterados, com impacto na vida quotidiana de todos, e na sua relação com o uso da tecnologia. Todos os planos de ação comercial, estratégias de comunicação e marketing tiveram de ser restruturados e adaptadas à nova forma de viver, ao “novo normal”.

De forma súbita muitas empresas e negócios sofreram um impacto negativo brutal, nunca antes vivido, outras prosperaram e outras ainda viram uma oportunidade de nascer. A TD tornou-se uma questão de sobrevivência e o Marketing Digital (MD) teve um crescimento considerável. Segundo um estudo da Deep Digital Journey 58 % das empresas ainda se situam num nível inicial ou intermédio do processo de TD e 73% das áreas de Marketing e Comercial não utilizam modelos de Inteligência Artificial (IA) nas suas campanhas. Um outro estudo realizado a 2.200.000 jovens portugueses, conclui que 97% são utilizadores das redes sociais, apenas 3% não têm qualquer interesse no mundo digital e 52% utiliza a internet mais de 3 horas por dia. Para esta geração o mundo está na ponta dos dedos.

Atentos a esta realidade, o Grupo EAD reconhece no MD o principal elo de ligação entre a marca e o público, apostando nas seguintes ferramentas digitais como forma de comunicar:

Omnichannel marketing – estar presente em simultâneo em todas as plataformas torna-se vital, uma vez que a relação de cada consumidor com as diferentes plataformas difere.

Mobile first: Com a sofisticação dos smartphones é imperativo ter um website adaptado à versão mobile.

Uso de vídeos: a inclusão de conteúdo audiovisual tem demonstrado ser um potencializador das taxas de conversão das campanhas.

Chat – permite encurtar a distância com o utilizador e uma resposta mais rápida e assertiva, pelo que disponibilizar um chat ou mesmo um chatbot é imperativo.

Eventos live-stream. O live-stream tornou-se no baluarte dos eventos online, demonstrando ser uma ferramenta altamente rentável, a vários níveis. Tem ainda a vantagem da comodidade de se poder assistir a tudo à distância de um clique.

O ano de 2021 alterou bastante a realidades dos consumidores e, consequentemente, as suas necessidades e expectativas. Acredito que 2022 não vai ser exceção pelo que as empresas devem ter a capacidade de inovar e acompanhar tudo o que acontece no mundo, digital e não só, já que a mudança é constante.

KPI’s para o marketing digital:
1 – CAC – Custo de Aquisição do Cliente – medição do valor gasto para converter um prospect em cliente. A fórmula deverá ser: CAC = Valor total dos investimentos/Número de clientes conquistados

2 – Análise de redes sociais: para além do alcance em si as redes sociais permitem outro tipo de dados que são o complemento do alcance, tal como: nº de seguidores, gostos da página, número de comentários, partilhas, etc. Claro que para além destes que são mais “visíveis”, podemos utilizar outras ferramentas de automação de marketing, como por exemplo, para obter dados como total de leads gerados, tráfego para o site/landing page a partir das redes sociais, entre outros.

3 – ROI – Retorno sobre o investimento (ROI). Através da análise do ROI conseguimos fazer uma relação entre os investimentos efetuados e os resultados obtidos pela empresa com as ações de marketing digital desenvolvidas. A fórmula é: ROI = [(retorno – investimento) / retorno] x 100.