Skip to content

Arquivo de documentação na forma original já é negócio em Portugal

Tal corno já acontecia noutras capitais europeias, como Madrid e Paris, Lisboa conta agora com urna empresa de arquivo de documentação, que, pela primeira vez em Portugal, toma conta da volumosa “papelada morta”, no seu estado físico real, que as empresas são obrigadas, por lei, a conservar por determinado período de tempo, com os problemas de espaço, gestão e custos que tal lhes acarreta. Trata-se de urna sociedade criada por jovens empresários, que se propõe guardar e gerir a documentação arquivada pelos seus clientes, oferecendo segurança e sigilo de toda a informação e constituindo uma forte alternativa aos conhecidos métodos de microfilmagem e disco óptico, apesar de também os utilizar. A ideia, trazida de Espanha, foi concretizada no nosso país através do apoio do CPIN – Centro Promotor de Inovação e Negócios, contando, igualmente, com o apoio do programa FAIJE – Fundo de Apoio ao Investimento de Jovens Empresários.

Fonte: Vida Económica 25 de Setembro 1993 

Partilhar artigo

Outros artigos

Jornal Económico

O que esperar em 2026?

2026 será um ano de ajuste à realidade. Com o fim do PRR, a economia portuguesa deixa de ter rede e volta a enfrentar os seus problemas estruturais.
Smart Planet

EAD reduz 55% da fatura elétrica e cria comunidade solar com a SES Energia

Projeto em Vilar do Pinheiro já em funcionamento reduz em 55 % a fatura energética da EAD e evita 23 toneladas de CO₂ por ano. A EAD e a SES
Dinheiro Vivo

Hiperconectividade tem “impacto direto” na qualidade dos serviços prestados na saúde

Saúde 5.0 beneficia sobretudo os pacientes e Portugal está na linha da frente da digitalização, diz responsável da Papiro. A convergência das tecnologias fundamentais para a hiperconectividade – 5G, IoT,