Skip to content

EAD e Papiro anunciam fusão e criam maior operação nacional de gestão documental

A EAD vai integrar a totalidade da Papiro na sua estrutura, através de um processo de fusão que visa simplificar a organização do grupo, reforçar a capacidade de resposta ao mercado e consolidar a posição de liderança nacional na área da gestão documental.

Esta fusão, de natureza estratégica e administrativa, visa consolidar todos os ativos, clientes e operações do grupo sob uma única entidade, aumentando a eficiência e robustez da organização. O negócio não envolve qualquer despedimento ou alteração nos serviços prestados aos clientes. Pelo contrário, enquadra-se num ciclo de crescimento sustentado da EAD, que estima, em 2025, um aumento de faturação na ordem dos 25%.

“Este movimento permite-nos organizar melhor os ativos, os clientes e os recursos do grupo. É um passo natural de estruturação e de preparação para o futuro, num contexto de crescimento em Portugal e Espanha. Evoluímos para crescer. Mantemos o que importa: as pessoas, a marca, a confiança e o compromisso Papiro!”, afirma Paulo Veiga, CEO da EAD.

Marca Papiro mantém identidade e foco especializado

A marca Papiro continuará ativa e autónoma, com foco em produtos tecnologicamente diferenciados, no suporte à gestão de mailrooms físicos e digitais e à gestão documental e desmaterialização de processos em empresas e organismos públicos, mantendo também a sua gama atual de serviços, nomeadamente de destruição confidencial de documentos, entregas expresso e end-to-end- finishing.

A gestão da marca Papiro passa a estar a cargo de Daniel Alves, novo Diretor da Unidade de Negócio, e profissional com experiência consolidada em projetos de gestão documental.

“Queremos continuar a valorizar a marca Papiro, reconhecendo o seu percurso e a confiança que o mercado sempre lhe atribuiu. Esta fusão permite dar-lhe escala, recursos e capacidade de desenvolvimento dentro de um grupo sólido”, sublinha Daniel Alves.

Setor em transformação e estratégia de escala

Num setor cada vez mais pressionado pela digitalização e pela gestão eficiente de informação, a fusão entre a EAD e a Papiro responde também a uma tendência de concentração de mercado e de procura de escala pelas principais empresas da área.

A operação insere-se na estratégia de expansão ibérica da EAD, que já detém operações em Espanha e ambiciona reforçar a sua presença no mercado vizinho com novos investimentos.

No mês passado, a empresa anunciou um investimento de 1,5 milhões de euros no Porto, destinado ao reforço da sua operação no Norte do país, com a aquisição de dois novos armazéns e a contratação de 44 colaboradores. Esta aposta reforça não só a capacidade logística da EAD, mas também a sua proximidade aos mercados do Norte de Portugal e da Galiza, zona estratégica para o crescimento do grupo em Espanha, onde já está presente através das empresas Delete (Barcelona, Madrid, Valencia e Bilbau) e DID Confidencial (Pontevedra, Galiza).

Partilhar artigo

Outros artigos

EAD e SES Energia criam comunidade de energia solar que também abastece a comunidade envolvente

A EADe a SES Energia concluíram a instalação de uma comunidade de energia renovável nas instalações da EAD em Vilar do Pinheiro (Porto).

Paulo Veiga distinguido como Empreendedor do Ano pelo ISEG

Paulo Veiga, CEO da EAD, foi distinguido com o Prémio Empreendedor 2025, pelo ISEG Alumni Económicas.

EAD promove VII Encontro de Transformação Digital dedicado à Saúde 5.0

A EAD realiza o VII Encontro de Transformação Digital, sob o tema “Saúde 5.0: Inovação e Resiliência na Era da Transformação Digital”.