Skip to content

Procura por digitalização aumentou quase 15% em 2022 destacando-se a digitalização de documentação histórica

Comunicados de Imprensa EAD | Empresa de Arquivo de Documentação

A EAD – Empresa de Arquivo de Documentação anunciou que a procura pelos seus serviços de digitalização cresceu quase 15% entre 2021 e 2022. A empresa digitalizou mais de 37 milhões de páginas e cerca de 321 mil desses registos correspondem a arquivo histórico. A EAD acredita que a crescente procura por digitalização é impulsionada pelos organismos públicos, sobretudo para aplicação em investigação. Em 2021, digitalizou cerca de 32 milhões de páginas.

A tendência da procura por serviços de digitalização tem sido observada pela EAD desde o início da pandemia. Neste sentido, é importante referir que, em 2021, o peso dos serviços de tecnologias de informação e digitalização ultrapassaram, pela primeira vez na história da empresa, o número, em termos de faturação, dos serviços de custódia de arquivo. Com o aumento da procura pelos serviços de digitalização de documentação em 2022, esta tendência confirma-se.

“A procura por digitalização acelerou exponencialmente durante os anos da pandemia, como agora se verifica. De entre o diverso leque de documentação digitalizada, é de salientar, e que diferencia de 2021, o aumento da digitalização de arquivos históricos. Esta foi uma aposta de sucesso da EAD no decorrer do último ano”, confirma Paulo Veiga, CEO e fundador da EAD.

A digitalização é uma das melhores formas que os detentores da documentação possuem para proteger, gerir e tornar acessíveis os diversos documentos, registos e arquivos históricos (sobretudo no setor público, bibliotecas, arquivos municipais, universidades, museus e corporações), acumulados durante séculos, através das melhores e mais atuais ferramentas de pesquisa de uma forma eficiente, económica e intuitiva.

A digitalização permite localizar, extrair, categorizar, compilar, analisar, pesquisar e imprimir informações de documentos em arquivos históricos com a facilidade dos mecanismos de busca digitais. Empresas e organismos públicos optam por digitalizar documentos não apenas para evitar o excesso de papéis, como também para organizar a rotina de trabalho e melhorar a produtividade, qualificando a gestão de documentos.

Em termos de números de digitalização exatos, a EAD alcançou um total de 37.023.262 páginas. Em relação aos arquivos históricos o total foi de 321.035 páginas.

Partilhar artigo

Outros artigos

EAD e SES Energia criam comunidade de energia solar que também abastece a comunidade envolvente

A EADe a SES Energia concluíram a instalação de uma comunidade de energia renovável nas instalações da EAD em Vilar do Pinheiro (Porto).

Paulo Veiga distinguido como Empreendedor do Ano pelo ISEG

Paulo Veiga, CEO da EAD, foi distinguido com o Prémio Empreendedor 2025, pelo ISEG Alumni Económicas.

EAD promove VII Encontro de Transformação Digital dedicado à Saúde 5.0

A EAD realiza o VII Encontro de Transformação Digital, sob o tema “Saúde 5.0: Inovação e Resiliência na Era da Transformação Digital”.