Skip to content

O dia dos namorados

É bem provável que a festa dos namorados tenha origem num festejo romano: a Lupercália. Em Roma, lobos vagueavam próximos das casas e um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos distantes. Por essa razão, era oferecido um festival em honra a Lupercus, no dia 15 de fevereiro. Nesse festival, era costume colocar os nomes das meninas romanas escritos em papel, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser a sua namorada naquele ano todo.

O dia da festa transformou-se no dia dos namorados, nos EUA e na Europa, o Valentines Day, 14 de fevereiro, em homenagem ao Padre Valentine. Em 270 a.C., o bispo romano Valentino desafiou o imperador Claudius II que proibia que se realizasse o matrimónio e continuou a promover casamentos. Para Claudius, um novo marido significava um soldado a menos. Preso, enquanto esperava a sua execução, o bispo Valentine apaixonou-se pela filha cega de seu carcereiro, Asterius. E, com um milagre, recuperou a visão. Para se despedir, Valentine escreveu uma carta de amor para ela. Foi assim que surgiu a expressão em inglês “From your Valentine”. Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, ele foi executado a 14 de fevereiro.

Partilhar artigo

Outros artigos

DBO — Documental Backoffice

O impacto de uma má gestão documental numa auditoria ou inspeção

Surge hoje a indicação de uma auditoria? Está tudo em ordem? Sabe onde estão os documentos que lhe podem ser pedidos?
Cibersegurança e gestão documental: qual a ligação?

Porque é que a gestão documental vai ser decisiva para a IA nas empresas?

A IA está a transformar os modelos de negócio em todo o mundo. Mas para que possa ser aplicada com eficácia, é preciso dados de qualidade.
Destruição Segura e Confidencial

Documentos confidenciais: quando, como e porquê destruí-los?

Tem a certeza de que os seus documentos confidenciais estão protegidos? Contratos antigos, registos de RH, e-mails arquivados, documentos financeiros com dados sensíveis.Se ainda estão guardados (físicos ou digitais) a