Skip to content

Máquina que limpa o oceano recolheu plástico pela primeira vez

Um enorme dispositivo flutuante, desenhado por um cientista holandês para limpar a ilha de lixo no oceano Pacífico que tem três vezes o tamanho de França, recolheu pela primeira vez plástico do mar alto, avança o The Guardian.

O criador do projeto “Ocean Cleanup”, Boyan Slat, fez uma revelação no Twitter, na quarta-feira passada, anunciando que o engenho recolheu mais de 600 metros de comprimento em lixo que flutuava no oceano, proveniente da chamada Grande Porção de Lixo do Pacífico.

Juntamente com uma imagem dos detritos colhidos, que incluíam a roda de um carro, o jovem ambientalista escreveu: “O nosso sistema para limpar o oceano está finalmente a funcionar e a apanhar plástico desde os maiores bocados até aos mais microscópicos! Já agora, alguém deu por falta de um pneu?”.

As correntes marítimas têm vindo a deixar um largo rasto de detritos entre o Havaí e a Califórnia, que são aglomerados numa determinada zona. Esta representa a maior acumulação de plástico no oceano, do mundo.

O sistema de limpeza foi desenhado não só para recolher as redes de pesca abandonadas e grandes bocados de plástico, mas também microplásticos.

A barreira flutuante que trata de fazer a limpeza tem 10 metros de profundidade e é capaz pretende apanhar os 1,8 milhões de fragmentos de plástico que poluem o oceano Pacífico, sem perturbar a vida marinha.

Slat diz que o objetivo agora é conseguir aumentar a capacidade do sistema para acumular lixo durante pelo menos um ano até que seja trazido para terra.

Os resíduos arrecadados pelo engenho serão levados para costa para serem reciclados, em dezembro.

(in CM)

Partilhar artigo

Outros artigos

“Somos por natureza compradores de empresa”

A EAD tentou internacionalizar-se em mercados como a Polónia e a Roménia. Não correram bem, mas não desistiu. Em 2023, começou a fazer aquisições em Espanha, mercado que já representa

A grande ambição de Paulo Veiga é colocar a EAD na Bolsa

Dentro de três a cinco anos, quando atingir uma faturação na ordem dos 50 milhões de euros, a bolsa é o horizonte. “Os alvos identificados são muito grandes, desde que
Canal NOW

“A minha ambição é do tamanho do mundo” — Paulo Veiga em entrevista ao NOW

Paulo Veiga traça plano de crescimento ibérico da EAD e admite IPO em 3 a 5 anos, em entrevista ao NOW.